Apresentação

As Tecnologias na escola são vistas como ferramentas que possibilitam práticas pedagógicas favorecedoras da construção do conhecimento, pois com elas as aulas ficam mais prazerosas, lúdicas, criativas e favorecem o desenvolvimento da autonomia intelectual de alunos e professores. Aqui você encontrará informações de como as tecnologias vem contribuindo para o avanço da nossa educação.

Fique de olho!

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

AS TECNOLOGIAS E AS ATIVIDADES ESCOLARES

A utilização do blog na escola é muito legal e de extrema importância, pois com ele os professores podem disponibilizar informações importantes de suas disciplinas para os alunos, disponibilizar as atividades para que os alunos possam realizar, assim como informar a sociedade e a comunidade local sobre as ações e as atividades realizadas na escola, por toda a classe escolar, como por exemplo: festas junina, dia das mães, culminância de projetos de ensino, dentre outros. Neste blog você pode ter uma ideia de colo utilizar esta ferramenta na escola. 

Veja abaixo alguns exemplos de atividades que poder ser desenvolvidas através da utilização dos aplicativos disponíveis no Linux Educacional 4.0 e publicadas no blog: 

1 – Fábula


Para criar esta fábula o aluno teve que acessar a internet através do Mozilla Firefox, pesquisar várias fábulas, escolher a que mais o agrada-se e fazer algumas adaptações utilizando o editor de texto Writer, depois o aluno criou imagens para ilustrar a fabula usando para isso dois aplicativos: o TuxPaint (para criar o desenho) e o KolourPaint (para transformar o desenho a imagens) e inserir no texto. 

2- História em Quadrinhos
Para criação da História em Quadrinhos (HQ) foi usado como recurso o Editor de texto Writer, para a criação do dialógo dos personagens, o Editor de desenhos TuxPaint e o ColourPaint, e o aplicativo KsNapshot, para a criação, edição e captura de imagens, respectivamente.

3 – Planilha


Para montar uma planilha como esta os alunos utilizam o o navegador Mozilla Firefox para fazer a pesquisa de preços dos produtos e da imagem do Tacacá na internet e depois montam a planilha utilizando o Calc.



Nenhum comentário:

Postar um comentário