Apresentação

As Tecnologias na escola são vistas como ferramentas que possibilitam práticas pedagógicas favorecedoras da construção do conhecimento, pois com elas as aulas ficam mais prazerosas, lúdicas, criativas e favorecem o desenvolvimento da autonomia intelectual de alunos e professores. Aqui você encontrará informações de como as tecnologias vem contribuindo para o avanço da nossa educação.

Fique de olho!

domingo, 16 de dezembro de 2012

PROGRAMAS UTILIZADOS NAS ESCOLAS

            O programa de computador utilizado nas escolas é o Linux Educacional, em suas várias versões. A versão atual utilizada nas escolas da prefeitura de Belém – Pará a versão Linux Educacional 4.0.  A utilização deste software se dá devido à política do Governo de alinhamento à filosofia do Software Livre em razão três de três questões fundamentais, que são: Diminuição de custos aos cofres públicos, liberdade tecnológica e devido ao Software Livre possibilitar o desenvolvimento da tecnologia nacional, devido à filosofia de utilização dos softwares livre.

Filosofia do Software Livre
A utilização dos Softwares livres garante ao usuário quatro liberdades essenciais. São elas:
Liberdade n° 0: O usuário tem liberdade de executar o programa para qualquer propósito;
Liberdade n° 1: O usuário tem liberdade para estudar as funcionalidades do programa e adaptá-los para as suas necessidades;
Liberdade n° 2: O usuário é livre para fazer cópias exatas do programa e distribuir a outras pessoas;
Liberdade n° 3: O usuário é livre parta aperfeiçoar o programa e liberar o seu aperfeiçoamento para que toda a comunidade possa ser também beneficiada. Esta liberdade só é possível com a liberação do Código fonte, que é o passo a passo para a utilização do programa, é como se fosse uma receita de bolo, com caminhos a serem seguidos, comando específico para se chegar a um resultado esperado pelo usuário do programa. A alteração dos programas só é possível através do acesso ao código fonte.

A Importância do Software livre
O Software livre ou Inproprietário é um movimento político para a liberdade dos usuários de programas. Esse movimento é importante porque visa a melhoria do desenvolvimento tecnológico e social da humanidade a partir do compartilhamento dos benefícios conseguidos com o uso e o desenvolvimento desses Softwares com toda a sociedade, não ficando restrito a um grupo de pessoas ou empresas, como é o caso dos Softwares Proprietário, onde o objetivo final é obter lucro financeiro, a venda do produto, ou melhor, o aluguel da licença de uso do produto, pois quando se adquire um software proprietário paga-se pelo direito de utilizá-lo em sua versão integra, sem a liberdade para fazer modificações no programa para que ele se adéqüe a utilização do usuário.
Exemplos de Software Proprietário: programas da Microsoft tais, como o Windows e o pacote de aplicativos Office que vem com o Word, Excel, Powerpoint  e Antivirus Norton entre  outros.
            É importante destacar também que muitas pessoas confundem Software livre com software gratuito ou Freware. A diferença é que o Freware pode ser copiado e distribuído a vários usuários, mas o código-fonte do programa não está disponível, sendo assim o usuário deste programa fica impossibilitado de modificá-lo;  
            Exemplos de Freware: o Skype, AVG Free, Avast Home Edition entre outros.

Segundo a Free Software Foundation, o Software é livre quando ele pode ser usado, copiado, estudado, modificado e distribuído sem restrição. A distribuição de um software livre é feito através de uma licença, como as da GPL ou BSD, que garante os direitos autorais do programador ou organização.
    Exemplos de Software que adotam a filosofia Inproprietário: Linux, OpenOffice.org, o navegador web Firefox, entre muitos outros.

   Clique no vídeo abaixo ou em Software Livre e saiba mais.

       

Nenhum comentário:

Postar um comentário