Apresentação

As Tecnologias na escola são vistas como ferramentas que possibilitam práticas pedagógicas favorecedoras da construção do conhecimento, pois com elas as aulas ficam mais prazerosas, lúdicas, criativas e favorecem o desenvolvimento da autonomia intelectual de alunos e professores. Aqui você encontrará informações de como as tecnologias vem contribuindo para o avanço da nossa educação.

Fique de olho!

sábado, 6 de abril de 2013

Webquest

A Webquest é uma proposta de atividade desenvolvida pelo Professor Bernie Dodge da Universidade de San Diego em 1995. Ele propõe a utilização da Webquest para direcionar a pesquisa dos alunos, através da internet. Possui uma base teórica construtivista, pois através do comprimento das tarefas os alunos organizam e constroem seu próprio conhecimento. Funciona da seguinte maneira: 

Ela é desenvolvida, geralmente, por um professor que irá propor algumas questões a serem solucionadas pelos alunos sobre um tema pré definido.  As tarefas enfatizam o trabalho em conjunto, a cooperação, a criatividade, o trabalho inovador em sala de aula, pois utiliza várias mídias tecnológicas e visam principalmente o desenvolvimento cognitivo dos alunos. Nela estão descriminados os passos a serem seguidos para a solução dos problemas, o que evita a dispersão dos mesmos diante de tanta informação disponível na interne, com indicação de sites, livros e demais repositórios onde eles poderão pesquisar para construir os conhecimentos necessários para solução dos problemas.

Para propor atividades em webquest o professor escolher algumas das seguintes opções:
  • Criar um site ou blog para este fim;
  • Criar em um editor de texto que possa ser salvo em página html;
  • Inscrever-se em um site já existente criado para este fim, (repositório para armazenar as atividades) como por exemplo: WebQust Fácil, Webquest Brasil e outros;

Os passos necessários para a construção de uma webquest são basicamente os citados abaixo, mas podem ser acrescentados outros:

Introdução: Breve apresentação do Tema;
Tarefa: Descrição das atividades que os alunos deverão realizar;
Processo: Orientação sobre os passos a serem seguidos para a realização do processo, tais como a organização das equipes, a divisão das tarefas etc.
Recursos: Sugestão do referencial bibliográfico a ser consultado pelos alunos, como sites, livros etc.;
Conclusão: Resumo e reflexão sobre a importância da atividade desenvolvida.

Acesse ao Link abaixo para ter acesso a um modelo de Webquest.


Fontes:

Wikipédia: A enciclopedia livre - WebQuest - acessado em 01/04/2013;
Senac São Paulo, Webquest, acessado em 04/04/2013
WebQuest Fácil - Acessado em 10/12/2012
Webquest Brasil, acessado em 10/12/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário